Hoje gostaria de falar com vocês meninas, sobre um tema muito relevante e pouco pautado.
A respeito da nossa saúde mental;
Parece simples, mas a realidade é outra. Temos diversos fatores que podem contribuir para dias mais difíceis. Passamos por tantos processos como mulher, primeira menstruação, amor não correspondido, estudos, casa, filhos, marido, noivo, ciclos de amizade, comparações, sociedade em geral.
Ainda assim tentamos mesmo com cólicas menstrual dar aquele sorriso e um “Belo Bom dia” (risos) quem nunca ??
A saúde mental de mulheres possui peculiaridades com relação à de homens. Muse Santiago explica que isso se deve às típicas flutuações hormonais, que ocorrem nas diferentes fases do ciclo menstrual, na gravidez, amamentação e menopausa.
Além desses fatores, a cobrança social em relação a padrões de vida e beleza elevam o nível de estresse entre as mulheres.
Por conta de todos esses fatores, mulheres estão mais propensas às alterações de humor e transtornos de ansiedade, sendo mais suscetíveis a sofrerem de depressão. Dessa maneira, os cuidados devem ser diferentes para esse público. “Mulheres também têm maior probabilidade de acumularem mais de um distúrbio mental ao mesmo tempo e são mais suscetíveis a sofrerem de estresse pós-traumático”.
POR ISSO, precisamos de algum jeito cada uma a sua forma, criar maneiras para uma saúde mental mais saudável.
Começar pelo começo mesmo sabe . um passo de cada vez. Eu amo ler livros, amo fazer crochê , amor fazer postagens, amo jogar Tennis… Ame algo, para então fazer por completo e não se frustar novamente por não conseguir mais um ano. Bora nessa, juntas.
Podemos escolher se fazer por amor e pela dor. Como é o meu próprio exemplo fui deixando, aguentando, engolia choros, palpitações no peito, mãos dormentes entre outros sintomas mais.
Só quero que você ai reflita um pouquinho, se olhe, se ame REAL. a nossa Saúde Mental deve vir em primeiro lugar, ou talvez nem chegaremos a tentar…( Experiência da própria autora que vos diz )… O meu desejo pra você hoje, é REFLEXÃO.
Hoje me sinto bem e feliz. Depois de um grande processo!